ActiveTSN - Actuação na Tagus-Sensornet
Enquadramento: Os avanços tecnológicos na área dos sistemas embebidos e a necessidade de os interligar com recurso a tecnologias de comunicação sem fios deu origem ao desenvolvimento de um novo conceito de sistemas embebidos em rede – as redes de sensores e actuadores. Cada dispositivo de rede, constituído por diversos tipos de sensores/actuadores, microcontroladores e interface de rede sem fios, é caracterizado pelo seu tamanho diminuto e baixo consumo de energia. O aglomerado de vários destes dispositivos é capaz de, cooperativamente, resolver problemas complexos. No Taguspark existe já uma infraestrutura desta natureza - a Tagus-SensorNet - que engloba umas dezenas de nós e que suporta um conjunto de aplicações baseadas em sensores simples e sem capacidade de actuação. Ora, em muitas aplicações concretas, é preciso que este sistema seja capaz de actuar, e.g. sirenes, motores, ou dispositivos inteligentes baseados em 'standards' como sejam o X10 ou o KNX. É neste âmbito que este trabalho se insere.
Objectivos: Pretende-se dotar alguns dos nós disponíveis numa parte da Tagus-SensorNet, a partição que está adstrita ao MIT EBLab (ver Projecto Smart Power), de capacidades de actuação. A ideia é complementar o projecto Smart Power de forma a que seja possível, não só estimar o consumo dos vários dispositivos presentes, mas igualmente controlar o seu funcionamento.
Descrição: Partindo de uma placa (sensorboard), desenvolvida anteriormente, e destinada a controlar vários dispositivos - Overboard - construir uma aplicação de controlo que comande o AC, os estores, a iluminação, bem como outros sistemas existentes na sala.
Orientação: Rui M. Rocha, Carlos Almeida