Contiki-3.0
Instruções:
Para iniciar a utilização do sistema operativo Contiki com o MoteIST5 existem dois caminhos:
- Descarregar uma maquina virtual que contem o port para o MoteIST5 e todas as configurações necessárias. Esta MV encontra-se no seguinte directório:
Esta maquina virtual é a mesma que se encontra no site de recursos de software do contiki, pelo que quaisquer alterações que sejam necessárias efectuar podem ser entendidas no seguinte link:
- Copiar duas pastas que contem os ficheiros do port do Contiki para o moteist5 e coloca-las na respectivas directorias onde o sistema operativo estiver instalado. Estas pastas encontram-se em:
Copiar e colar estas pastas para as respectivas directorias:user@instant-contiki:~/contiki-3.0/platformuser@instant-contiki:~/contiki-3.0/examples
Testes efectuados:
- Blink com os 3 Leds do MoteIST5
- Printf pela UART do modulo FTDI
Apps Testadas:
- collect-view
- unit-test
6LowPan
Todas as aplicações do Contiki direccionadas ao desenvolvimento de aplicações sobre 6LowPan encontram-se na seguinte directoria:
- user@instant-contiki:~/contiki-3.0/examples/ipv6$
Foram efectuados diferentes testes com uma rede de 3 MoteIST5 de modo a validar o funcionamento do rádio e todas elas resultaram em sucesso.
COOJA
Foi testado o ambiente de simulação COOJA com os diferentes recursos que estão disponíveis no entanto ainda não foi feita a integração dos recursos do MoteIST5 no COOJA.
É possível usar o MoteIST5 como sink de uma rede e os dados recolhidos por este serem integrados em tempo real no ambiente de simulação do COOJA.
DEMO
Para demonstrar um exemplo de instalação de uma APP desenvolvida em Contiki-3.0 no MoteIST5 preparamos esta demo: Navegue até à seguinte directoria:
- user@instant-contiki:~/contiki-3.0/examples/moteist5/blink$
Para compilar a app desta directoria abra o terminal neste directório e digite:
- make TARGET=moteist5
Na MV supra citrada está instalado MSP430Flasher e juntamente com um script que permite que com a execução do seguinte comando a aplicação seja compilada e seguidamente efectua o upload para o MoteIST5.
- make TARGET=moteist5 blink.upload
O resultado obtido deve ser o que se encontra na seguinte imagem:
Se existirem problemas com alguma ligação USB relembramos que poderá ser necessário executar o seguinte comando:
- sudo chmod 777 /dev/ttyACM0
Para conhecer a lista de portas USB e as suas respectivas ligações preparamos o seguinte script que fornece essa lista. Este script encontra-se na home da MV e executado com o seguinte comando:
- ./listUSB.sh