Sense Companion- Controlo e monitorização de sensores de uma casa inteligente através de um smartphone
Enquadramento: Um sistema de home networking compreende uma rede inteligente de dispositivos que monitoriza, controla e fornece serviços para o conforto e segurança dos residentes. Sobre este sistema desenvolve-se um conjunto de aplicações que podem integrar a utilização de um leque alargado de dispositivos. Dentre estes, estão vários sensores que importa monitorizar para se poderem tomar diversas acções correctivas, quer on-demand, quer pre-programadas com base nas preferências dos residentes. Um exemplo típico é o controlo individualizado da temperatura em diferentes partes da casa. Um outro exemplo importante consiste na gestão de energia de uma casa.
Objectivos: Integração de sensores típicos de uma casa, isto é, sensores de temperatura, de humidade, entre outros, no DASH, de modo a toda a rede poder ser controlável por este middleware. Consequentemente, deverá ser extendida a aplicação existente para o iPhone, de modo a ser possível visualizar a temperatura da casa, a humidade, entre outras variáveis, e também deverá ser possível controlar estes sensores pelo smartphone. Desenvolver uma aplicação que centraliza a informação com o consumo de utilities. Para isso deverá ser construída uma base de dados capaz de fazer aconselhamento do utilizador quanto à gestão dos seus consumos e melhores práticas de racionalização. Esta aplicação deve permitir uma gestão offline, e adicionalmente garantir interoperabilidade com sistemas de base de dados reais para futuras soluções de smart metering.
Descrição: Partindo das arquitecturas desenvolvidas no GEMS, pretende-se a concepção de um sistema que realize os objectivos acima, implicando:
- Pesquisa bibliográfica;
- Análise de requisitos;
- Integração de uma rede de sensores (temperatura, humidade, etc.) na arquitectura existente;
- Desenvolvimento da aplicação de Meetering Companion em iPhone/Android;
- Testes e validação no demonstrador de "Home Networking" do grupo.
Orientação: Rui M. Rocha, Tiago Rodrigues (PTCom); apoio da SAPO/PT Comunicações.