Humsat Gateway - Monitorização ambiental em áreas remotas por redes de sensores interligadas por satélites

Enquadramento: Os avanços tecnológicos na área dos sistemas embebidos e a necessidade de os interligar com recurso a tecnologias de comunicação sem fios deu origem ao desenvolvimento de um novo conceito de sistemas embebidos em rede – as redes de sensores e actuadores. Cada dispositivo de rede, constituído por diversos tipos de sensores/actuadores, microcontroladores e interface de rede sem fios, é caracterizado pelo seu tamanho diminuto e baixo consumo de energia. O aglomerado de vários destes dispositivos é capaz de, cooperativamente, resolver problemas complexos. Em áreas de acesso remoto e em que escasseiam os meios de comunicação, a hipótese mais viável de disponibilizar a informação ambiental recolhida por uma rede de sensores no solo é através de satélites LEO que orbitam a Terra e fazem inúmeras passagens diárias sobre estas regiões recolhendo dados importantes. O projecto Humsat é o primeiro que se propõe concretizar esta ideia através do lançamento de um conjunto de satélites e da instalação de redes de sensores que façam esta monitorização ambiental.

Objectivos: No Taguspark existe já uma infraestrutura de sensores - a Tagus-SensorNet - que engloba umas dezenas de nós e que suporta um conjunto de aplicações. Acordámos com o grupo da Universidade de Vigo responsável pelo Humsat em disponibilizar dados da Tagus-SensorNet como forma de testar o conceito. Para que isto seja possível, é necessário concretizar um nó gateway que permita a comunicação de um segmento da Tagus-SensorNet com o satélite Humsat-D.

Descrição: Partindo de uma placa Raspberry Pi e usando-a como interface com o sistema de transmissão de satélite, desenvolver um sistema em rede, com base na Tagus-SensorNet que disponibilize dados dos seus sensores aos utilizadores do sistema Humsat.

Nota: Poderá implicar a deslocação a Vigo para acerto de especificações com a equipa que desenvolve o Humsat.

Orientação: Rui M. Rocha, Carlos Almeida