WiMAXmeter- Bancada de medidas em sistemas WiMAX
Enquadramento: Os sistemas 802.16 e, nomeadamente os regulamentados pelo WiMAX ou ETSI HiperMAN, são hoje, cada vez mais, uma alternativa às comunicações celulares à escala metropolitana. Concretizando ligações sem fios, tipicamente ponto-multiponto, com débitos binários equivalentes aos garantidos por tecnologias com fios (ADSL) e podendo cobrir uma área relativamente vasta, este tipo de tecnologia posiciona-se como uma extensão sem fios, credível, às tecnologias de acesso em banda larga baseadas em cabo ou DSL. Existem, actualmente, à escala mundial, muito poucas instalações em operação que usem esta tecnologia; grande parte delas correspondem a tecnologia pré-regulamentada, i.e. pré-WiMAX. O panorama actual de utilização permite justificar um esforço de caracterização deste tipo de sistemas, em cenários de utilização real. Muitos estudos por simulação têm sido realizados com o objectivo de caracterizar o desempenho de sistemas 802.16 em variados cenários de utilização. Todavia, estes estudos por simulação apenas podem dar uma contribuição qualitativa (e, quando muito, uma aproximação quantitativa) e nunca uma rigorosa caracterização quantitativa da operação destes sistemas, para além de que, existindo tecnologia disponível torna-se concretizável um estudo baseado em campanhas de medidas para avaliação do desempenho destes sistemas.
Objectivos: É importante perceber como se comportam, na prática, os mecanismos e protocolos utilizados no transporte de informação e concretização de serviços na Internet, quando se utiliza uma rede de acesso (e até de transporte) baseada em tecnologia 802.16. Para isso, pretende-se especificar e concretizar uma bancada de medidas para sistemas WiMAX que exercite as várias vertentes de operação deste, nomeadamente os aspectos de transmissão, gestão de recursos rádio e qualidade de serviço (QoS). É importante estabelecer um conjunto de critérios que definam a selecção de testes a incluir na bateria de testes bem como do tipo de resultados pretendidos.
Descrição: Partindo da arquitectura de rede WiMAX instalada no IST-Taguspark, estudar e estabelecer os diferentes cenários de teste possíveis com esta arquitectura, tendo ainda em conta o conjunto de recursos que está associado ao Laboratório de Arquitectura e Gestão de Redes que permitirá, seguramente, enriquecer os cenários de teste. Com base nestes cenários de teste e nas potencialidades do sistema 802.16d disponível, definir o conjunto de testes a realizar, especificando para cada um, o conjunto de objectivos a atingir, bem como os cenários, protocolos, mecanismos e métricas de avaliação de resultados que se pretendem. Concretizar estes testes, desenvolvendo, numa primeira fase, a(s) aplicação(ões) necessária(s) à automatização dos testes e recolha/análise dos resultados e, numa segunda fase, analisando os resultados obtidos num conjunto de testes que caracterize minimamente o sistema instalado no Campus. Assim, a realização deste trabalho implicará:
- Pesquisa bibliográfica e estudo (aprofundado) dos sistemas 802.16;
- Análise e proposta de cenários de teste;
- Especificação dos testes a efectuar sobre os cenários propostos;
- Concepção da bancada de testes e medidas;
- Realização de testes e análise de resultados.
Orientador: Rui M. Rocha, Rui F. Neves