WiMAX QoS- Sistema gestão dinâmica de QoS utilizando reserva de Service Flows em WiMAX

Enquadramento: Os sistemas 802.16 e, nomeadamente os regulamentados pelo WiMAX ou ETSI HiperMAN, são hoje, cada vez mais, uma alternativa às comunicações celulares à escala metropolitana. Concretizando ligações sem fios, tipicamente ponto-multiponto, com débitos binários equivalentes aos garantidos por tecnologias com fios (ADSL) e podendo cobrir uma área relativamente vasta, este tipo de tecnologia posiciona-se como uma extensão sem fios, credível, às tecnologias de acesso em banda larga baseadas em cabo ou DSL. Existem, actualmente, à escala mundial, muito poucas instalações em operação que usem esta tecnologia; grande parte delas correspondem a tecnologia pré-regulamentada, i.e. pré-WiMAX. Uma das características interessantes destes sistema prende-se com o suporte nativo à Qualidade de Serviço (QoS), aspecto que tem sido discutido para outras tecnologias de redes de comunicações sem fios (IEEE802.11e) mas dos quais ainda não é possível obter produtos comerciais. Ao contrário, os sistemas 802.16 vendidos actualmente já dispõe de tal facilidade. Muitos estudos por simulação têm sido realizados com o objectivo de caracterizar o desempenho do suporte à QoS em sistemas 802.16. Com a existência de tecnologia disponível torna-se concretizável um estudo baseado em medições com sistemas reais que permitam avaliar o desempenho destes sistemas em termos de QoS.

Objectivos:O objectivo deste trabalho é analisar, configurar e testar mecanismos de suporte à qualidade de serviço (QoS) inerentes ao protocolo IP em que a rede de acesso seja concretizada por um sistema WiMAX. Adicionalmente, pretende-se demonstrar, numa plataforma de teste, a funcionalidade de um servidor HTTP com suporte de QoS (já utilizado noutro trabalho anterior), concretizando, para tal, um sistema de gestão dinâmica de service flows em WiMAX que se adaptem aos requisitos de QoS das componentes das páginas de teste (vídeo, áudio, texto e imagens)

Descrição: O trabalho compreenderá as seguintes componentes:

  • Configuração de um nó com qualidade de serviço.
  • Desenvolvimento de ferramenta para teste e avaliação de qualidade de serviço.
  • Extensão ao HTML que permita a indicação de serviços (áudio, vídeo...) com QoS.
  • Implementação de servlets do lado do servidor capazes de interpretar a extensão referida e lançamento dos servidores.
  • Desenvolvimento de um módulo de plug-in para um browser ou um proxy local capaz de lançar clientes de áudio e vídeo que liguem aos portos do servidor com QoS.

Orientação: Rui M. Rocha, Fernando Mira da Silva