Tagus Mesh Network - Rede experimental para avaliação de arquitecturas e protocolos de redes em malha

Enquadramento: Existem muitas situações em que a utilização de simuladores não é a forma mais adequada de desenvolver, testar e avaliar novos algoritmos e/ou protocolos. Nestas situações torna-se importante dispor de uma infra-estrutura experimental que permita, de uma forma expedita, a sua rápida prototipagem e avaliação. O IST-Taguspark já dispõe de uma infra-estrutura para redes de sensores que tem sido a base de muitos desenvolvimentos interessantes. A experiência neste domínio vai estender-se agora para o domínio das redes em malha - WMN - para a qual se pretende desenvolver uma rede de teste.

Objectivos: Construir uma rede experimental de teste, com base em routers wireless interligados em malha, a instalar no campus do IST Taguspark, e cobrindo uma área a definir. Estudar as várias alternativas possíveis, embora se aponte para uma arquitectura híbrida com uma malha hierarquicamente mais evoluída (backbone) ao qual se ligam routers (gateways) que concretizam a interligação com clientes e rede interna do IST-Tagus. Instalar uma solução básica de encaminhamento que permita a utilização da TMN como rede de acesso a diferentes dispositivos, fixos ou móveis. É importante gizar uma solução de gestão desta rede que permita carregar e testar diferentes tipos de protocolos (gestão de recursos rádio, MAC, encaminhamento, transporte) e suporte a aplicações.

Descrição: Existem já adquiridos um conjunto básico de routers wireless com duas interfaces rádio e antenas direccionais para permitir a realização de um backbone. Sobre esta estrutura, deverá ser desenvolvida uma solução de gestão de recursos rádio (possivelmente com escolha cognitiva de canais livres) e de encaminhamento básico. As principais etapas do trabalho serão:

  1. Pesquisa bibliográfica;
  2. Análise de requisitos e concepção da arquitectura da solução;
  3. Instalação do backbone e respectivo software básico de rede;
  4. Desenvolvimento de código para gestão da TMN;
  5. Desenvolvimento da solução de encaminhamento;
  6. Testes e validação em ambiente real.

Orientação: Rui M. Rocha, Fernando Mira da Silva