SmartWater - Sistema de gestão de rega baseado em previsões meteorológicas e de humidade do solo

Enquadramento: Significativa parte dos custos de manutenção de jardins e espaços verdes deve-se ao sistema de rega e, designadamente, à água usada para manter a vegetação em bom estado. Tradicionalmente, o pessoal encarregado da manutenção dos espaços verdes, numa dada autarquia, baseia-se na sua percepção do estado do tempo, bem como da sua experiência, para definir os planos de rega destas áreas. Como não há controlo do grau efectivo de humidade presente nas várias zonas a regar, nem tão pouco a rega se faz em função das condições climatéricas uma vez que se baseia num relógio programado com grande antecedência, estima-se que o consumo de água exceda em 20-30% o necessário para a sua manutenção. Esta situação acarreta um desperdício enorme de água que, além de representar um custo ambiental não desprezável, envolve verbas muito elevadas. A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) tem de fazer a rega de inúmeros espaços verdes dispondo, para tal, de 800 pontos de rega espalhados por uma área vasta. Estas zonas são regadas de forma autónoma, através de autómatos programáveis cuja programação é feita no local o que dificulta uma fácil reprogramação em caso de necessidade. Os serviços técnicos da CMO têm em teste um sistema que permitirá centralizar a programação das rotinas de rega das diferentes zonas mas pretende que o controlo seja, não só centralizado, como automatizado em função de dados de estações meteorológicas e de modelos computadorizados que façam a predição com base na evapo-transpiração das plantas e do solo.

Objectivos: Este projecto pretende a diminuição do consumo de água na rega de espaços verdes e tem por base a previsão das necessidades de água em função do clima e das características de retenção de humidade do solo. É uma área em que uma solução de engenharia bem concebida se reflecte numa relevante diminuição do impacto ambiental, para além de evidentes vantagens económicas. Assim, pretende-se desenvolver um sistema que interaja com o existente sistema de controlo de rega, ligado à Internet e baseado em WebServices, e que comande a programação dos diferentes pontos de rega. Estas acções serão resultado de um algoritmo que leva em linha de conta os dados de estações meteorológicas e da predição da evaporação nos locais de rega.

Descrição: A concretização deste projecto envolve 2 fases distintas: i) Desenvolvimento de aplicação para controlo de sistema automático de rega; ii) Desenvolvimento do algoritmo de processamento em função das previsões meteorológicas e de evaporação de água nos terrenos.Esta solução implicará:

  1. Pesquisa bibliográfica;
  2. Análise de requisitos;
  3. Estudo das facilidades do sistema de controlo de rega;
  4. Desenvolvimento da aplicação de interacção com esse sistema;
  5. Desenvolvimento da aplicação de previsão de necessidade de rega;
  6. Integração e demonstração da aplicação em ambiente adequado.

Orientação: Rui M. Rocha, apoio da CMO