Segurança em Data Fusion
Enquadramento: O baixo custo dos microprocessadores, sensores e comunicações sem fios, criou uma nova classe de sistemas, as redes de sensores (Wireless Sensor Networks-WSN). Estes sistemas baseados em microprocessadores simples, e com um sensor para medir alguma grandeza fisica, sao depois interligados entre si por uma rede sem fios. São alimentados por baterias, e o seu tempo de vida deve ser medido em meses ou anos, e não em horas ou dias como os Pdas ou Telemoveis a que estamos habituados.
Objectivos: Pretende-se implementar vários algoritmos de Data Fusion, e analisar o seu desempenho em termos de segurança.
Descrição: Nas redes de sensores, tal como o nome indica, cada nó da rede tem um sensor que mede uma grandeza fisica. Esses dados são depois transmitidos através da rede para um nó central que depois os pode analizar mais em detalhe. Para poupar energia no envio os dados de um sensor são juntos com outros dados de outro sensor, a esta funcionalidade dá-se o nome de Data Fusion. Se um nó atacante conseguir introduzir-se na rede poderá modificar os dados e deste modo provocar estragos. Várias soluções foram apresentadas para resolver os problemas de segurança na agregação dos dados. Pretende-se implementar e analisar o seu desempenho.
Orientação: Rui Ferreira Neves