SIN- Service-based Interconnected Networks (Interligação de redes heterogéneas com base no paradigma dos serviços)

Enquadramento: Os avanços tecnológicos nas áreas de telecomunicações e sistemas embebidos deram azo à proliferação de redes sem fios. Muitas arquitecturas, de entre as quais redes de computadores WiFi (IEEE802.11), redes de larga escala baseadas em WIMAX (IEEE802.16), redes de sensores Zigbee (IEEE802.15.4) e redes de dispositivos Bluetooth (802.15.1), têm vindo a despertar muito interesse, tanto por parte dos utilizadores como dos investigadores. A variedade de tecnologias e a liberdade, flexibilidade e facilidade de instalação comuns a todas elas tornam este tipo de redes indicadas para um sem-número de aplicações em distintos cenários.

Objectivos: A proliferação de tecnologias, no entanto, levanta um problema: o da interligação de redes heterogéneas. De facto, as vantagens de poder ligar uma pequena rede ad-hoc 802.11 a uma rede metropolitana WIMAX, ou de ligar uma rede de sensores a uma rede de computadores, tornando as suas aplicações disponíveis muito para além da sua localização física são evidentes. No entanto, para que esta visão se torne realidade, torna-se necessário um paradigma unificado que lhe dê suporte. Uma mudança do foco dos nós que formam a rede para os serviços que estes oferecem permite um aumento do nível de abstracção, e a descoberta de serviços oferece os mecanismos necessários para que os utilizadores possam procurar, localizar e usufruir dos serviços disponibilizados nas várias redes. Pretende-se, neste contexto, o desenvolvimento de um protocolo de descoberta de serviços que, não só seja compatível com vários tipos de redes sem-fios heterogéneas, mas que utilize o paradigma dos serviços para conseguir a sua interligação a um nível elevado.

Descrição: Desenvolver um protocolo de descoberta de serviços, baseado ou não em protocolos existentes, que permita uma interligação de alto nível de redes 802.11, 802.15.1, 802.15.4 e 802.16, através da exportação de serviços entre as várias redes. Esta solução implicará:

  1. Pesquisa bibliográfica;
  2. Análise de requisitos;
  3. Desenvolvimento do protocolo de descoberta de serviços;
  4. Desenvolvimento de uma plataforma de demonstração e teste.

Orientador: Rui M. Rocha