SDR4Sensors - Desenvolvimento de um rádio SDR de baixo consumo para redes de sensores

Enquadramento: Os avanços tecnológicos na área dos sistemas embebidos e a necessidade de os interligar com recurso a tecnologias de comunicação sem fios deu origem ao desenvolvimento de um novo conceito de sistemas embebidos em rede – as redes de sensores e actuadores. Cada dispositivo de rede, constituído por diversos tipos de sensores/actuadores, microcontroladores e interface de rede sem fios, é caracterizado pelo seu tamanho diminuto e baixo consumo de energia. O aglomerado de vários destes dispositivos é capaz de, cooperativamente, resolver problemas complexos.

Um dos campos de desenvolvimento dentro deste ramo prende-se precisamente com os dispositivos de comunicação. Actualmente os sistemas embebidos em rede utilizam normalmente circuitos integrados pré-construídos e genéricos, feitos de acordo com normas industriais. A adaptação das suas características é muito limitada, estendendo-se a pouco mais do que a potência de transmissão e, por vezes, diferentes modulações (especialmente em rádios de banda estreita). A natureza heterogénea destas redes exige que se dê um passo em frente, adoptando soluções na área do "software defined radio", por forma a ter total controlo sobre as características de transmissão e adaptando-a ao meio envolvente. Neste trabalho pretende-se estudar melhoramentos a acrescentar às soluções já existentes, tendo especial cuidado com os requisitos energéticos destas plataformas.

Objectivos: Estudar os sistemas de "software defined radio" normalmente utilizados em sistemas embebidos e avaliar quais dessas soluções podem ser aplicadas nos motes existentes - Mote IST. Obter uma caracterização rigorosa das restrições energéticas que este módulo de comunicação deve seguir.

Descrição: Esta solução implicará:

  1. Pesquisa bibliográfica;
  2. Análise de requisitos;
  3. Especificação dos parâmetros de configuração por software deste rádio;
  4. Construção do protótipo;
  5. Testes e validação em ambiente real.

Orientação: Rui Rocha, Gonçalo Tavares