RTCore- Tempo-Real em Arquitecturas Multi-Core

Enquadramento: Algumas restrições funcionais das aplicações implicam a coexistência de componentes com requisitos de tempo-real e componentes de uso genérico. Nestes cenários é fundamental conseguir um confinamento de eventuais faltas temporais ao nível dos componentes genéricos, de forma a que estas não comprometam o funcionamento dos componentes tempo-real. Este cenário implica, por um lado, a necessidade de criar ``duas máquinas virtuais'' com características diferentes: uma que ofereça garantias no domínio temporal, e outra para um funcionamento mais geral. Por outro lado, havendo necessidade de interacção entre essas ``duas máquinas virtuais'', essa interacção terá de ser cuidadosamente pensada de forma a que os aspectos temporais não sejam postos em causa. A obtenção das ``duas máquinas virtuais'' referidas pode implicar um uso cuidadoso e controlado das interrupções, e/ou o recurso a processadores auxiliares, como por exemplo a exploração de arquitecturas com processadores simétricos (SMP), e, mais recentemente, arquitecturas Multi-CORE.

Objectivos: Suporte a aplicações tempo-real em sistemas em que coexistem e interagem componentes de tempo-real e componentes de uso genérico (não-tempo-real). Exploração de arquitecturas multiprocessador (SMP - Symmetric Multi Processor) e/ou "Multi-Core" na obtenção desse objectivo.

Descrição: Aspectos tais como algoritmos de escalonamento de processos, componentes de validação dos requisitos temporais, facilidades de reconfiguração e adaptabilidade, são exemplos de assuntos que necessitam de ser abordados de forma a atingir os objectivos pretendidos. A existência, ao nível do sistema operativo, de partes dedicadas ao tempo-real e partes dedicadas a uso genérico (como é o caso do RT-Linux e RTAI) fornece uma boa base de partida para a abordagem deste tipo de problema. A exploração de arquitecturas multiprocessador (SMP) e "Multi-Core" poderá permitir uma melhoria significativa em termos da infra-estrutura a obter.

Orientação: Carlos Almeida