RFPort - Soluções de RF para MoteIST

Enquadramento: Os avanços tecnológicos na área dos sistemas embebidos e a necessidade de os interligar com recurso a tecnologias de comunicação sem fios deu origem ao desenvolvimento de um novo conceito de sistemas embebidos em rede – as redes de sensores e actuadores. Cada dispositivo de rede, constituído por diversos tipos de sensores/actuadores, microcontroladores e interface de rede sem fios, é caracterizado pelo seu tamanho diminuto e baixo consumo de energia. O aglomerado de vários destes dispositivos é capaz de, cooperativamente, resolver problemas complexos.

Um dos campos de desenvolvimento dentro deste ramo prende-se precisamente com os dispositivos de comunicação. As primeiras soluções de hardware apresentadas nesta área eram constituídas por plataformas monolíticas, sem possibilidade de alterar os módulos de comunicação. Desde que no GEMS começámos a desenvolver novas plataformas, seguimos uma abordagem modular com a possibilidade de actualizar esses módulos à medida que a tecnologia evoluiu. Neste momento estão a ser postas em produção novas soluções tecnológicas como o Bluetooth Low Energy (BLE) ou novas arquitecturas de rádio com funções de "wake up". É ainda possível adoptar rádios constituídos por componentes discretos. O estudo destas soluções envolve uma análise cuidada da sua aplicação nos motes já existentes.

Objectivos: Estudar os módulos de comunicação normalmente utilizados em sistemas embebidos e avaliar quais dessas soluções podem ser aplicadas no MoteIST. Obter uma caracterização rigorosa das restrições energéticas que os módulos de comunicação devem seguir. A solução final deverá ser testada sobre a Tagus SensorNet.

Descrição: Esta solução implicará:

  1. Pesquisa bibliográfica, com levantamento de todos os rádios normalmente utilizados em sistemas embebidos;
  2. Análise de requisitos;
  3. Especificação das melhores soluções para as redes instaladas e futuras implementações;
  4. Construção dos protótipos;
  5. Testes e validação em ambiente real.

Orientação: Rui Rocha