PrintooWSN - rede de sensores baseada no sistema Printoo

Enquadramento: O Printoo é uma plataforma de prototipagem rápida com base na arquitectura do conhecido Arduino, partilhando o mesmo processador e ambiente de desenvolvimento. Esta plataforma é composta por vários módulos de fácil ligação entre si que concretizam os circuitos electrónicos mais utilizados em projectos pessoais, dando a possibilidade a pessoas com pouco ou nenhum conhecimento da área realizar os seus projectos. Algumas das vantagens do Printoo, como a flexibilidade dos módulos, baixo consumo, facilidade de utilização e existência de módulos de energy harvesting, tornam-no numa plataforma interessante para o desenvolvimento de redes de sensores (RS). O próximo passo deste projecto será desenvolver uma plataforma de prototipagem rápida de redes de sensores que seja simples para o comum utilizador, mas open-source e o mais flexível possível para que outros developers consigam utilizá-la como uma base para os seus projectos.

Objectivos: Numa primeira fase, fazer o levantamento dos recursos necessários para que seja possível desenvolver a plataforma de prototipagem rápida de RS utilizando o Printoo. Nesta primeira fase deve-se decidir qual a melhor tecnologia wireless a utilizar: Bluetooth 4.0 ou WiFi. Numa segunda fase, utilizando material fornecido pela Ynvisible, criar uma RS utilizando as ferramentas disponíveis a nível de hardware e software e fazer uma análise de capacidade e de viabilidade. Numa terceira fase, desenvolver uma ferramenta gráfica, simples de utilizar, para implementar essa RS sem grande esforço por parte do utilizador.

Descrição: Utilizando uma plataforma de hardware fornecida pela Ynvisible, desenvolver uma ferramenta gráfica user friendly que permita implementar uma WSN utilizando como nós o Printoo ou uma futura versão do Printoo com maiores capacidades. Esta tese pode ser resumida nas seguintes tarefas:

  1. Levantamento do estado-da-arte de plataformas open-source para implementação de RS;
  2. Validação das características (capacidade para) da plataforma Printoo visando a implementação de RS;
  3. Levantamento dos recursos necessários para criar a ferramenta de implementação de RS;
  4. Desenvolvimento da RS e sua caracterização;
  5. Desenvolvimento da ferramenta gráfica de implementação das RS.

Orientação: Rui M. Rocha, Luís Magalhães (Ynvisible)