Concretização e Avaliação de Routing e Processamento Oportunístico em Redes de Sensores

Enquadramento: O baixo custo dos microprocessadores, sensores e comunicações sem fios, criou uma nova classe de sistemas, as redes de sensores (Wireless Sensor Networks-WSN). Estes sistemas baseados em microprocessadores simples, e com um (ou mais) sensor para medir alguma grandeza fisica, são depois interligados entre si por uma rede sem fios. São alimentados por baterias, e o seu tempo de vida deve ser medido em meses ou anos. Muitas vezes estas redes constituem ilhas isoladas que apenas esporadicamente serão interligadas por nós que passam ao seu alcance. Nestas alturas, a rede de sensores deve ser capaz de tirar partido destas "comunicações oportunísticas" para transmitir a informação armazenada e encaminhá-la para o local mais apropriado.

Objectivos: Pretende-se implementar uma estratégia de encaminhamento e posterior processamento em redes de sensores oportunisticamente ligadas.

Descrição: Devido as limitações em termos de energia e processamento os algoritmos de routing tem de ser simples, eficientes e não consumir muitos recursos. Adicionalmente, um dos factores de ganho de uma rede de sensores é a sua capacidade de processamento distribuída pelos vários nós que a constituem. Actualmente consideram-se cenários em que uma rede é composta por várias partições, normalmente desligadas entre si, mas que esporadicamente podem ser interligadas por nós móveis que armazenam, processam, transportam e entregam a informação entre várias destas partições. Este trabalho pretende estudar vários algoritmos de routing e processamento que podem ser utilizados em redes de sensores oportunísticas. Nomeadamente, pretende-se analizar a capacidade de um sistema com mobilidade (e.g um body network associado a uma pessoa que se desloca em determinado ambiente) em transportar e processar (store, carry, processing and forward) a informação de uma sub-rede de sensores até outra sub-rede, eventualmente até uma ponto de acesso com ligação à internet.

Orientação: Rui M Rocha