O-WMTP - Adaptação da plataforma do WMTP - Wireless Modular Transport Protocol por forma a ser utilizada em redes de sensores oportunísticas

Enquadramento: Os avanços tecnológicos na área dos sistemas embebidos e a necessidade de os interligar com recurso a tecnologias de comunicação sem fios deu origem ao desenvolvimento de um novo conceito de sistemas embebidos em rede – as redes de sensores e actuadores. Cada dispositivo de rede, constituído por diversos tipos de sensores/actuadores, microcontroladores e interface de rede sem fios, é caracterizado pelo seu tamanho diminuto e baixo consumo de energia. O aglomerado de vários destes dispositivos é capaz de resolver problemas complexos de forma cooperativa.
Muitas vezes a utilização de uma única rede totalmente ligada pode ser impraticável, levando à formação de ilhas isoladas que apenas esporadicamente serão interligadas por nós que passam ao seu alcance. Nestas alturas, a rede de sensores deve ser capaz de tirar partido destas "comunicações oportunísticas" para transmitir a informação armazenada e encaminhá-la para o local mais apropriado.
O WMTP - Wireless Modular Transport Protocol, por sua vez, é um protocolo de transporte específico para redes de sensores, desenvolvido no GEMS, dotado de uma arquitectura modular que permite a utilização opcional de diversas funcionalidades, tais como transporte fiável, controlo de congestão, justiça, controlo de fluxo, qualidade de serviço (QoS), etc.

Objectivos: O WMTP criou uma plataforma que permite a utilização de várias funcionalidades da camada de transporte de forma modular mas a sua concepção não teve em conta uma utilização num ambiente de conectividade oportunística. Assim sendo, pretende-se adaptar a plataforma do WMTP por forma a que possa ser utilizado em redes que sigam este novo paradigma, mantendo uma compatibilidade reversa com as redes ligadas. Também se pretende a criação de uma biblioteca de módulos de novas funcionalidades especificas das redes oportunísticas.

Descrição: Partindo da arquitectura do WMTP, adaptar o sistema por forma a funcionar nativamente num ambiente com conectividade oportunística. Esta solução implicará:

  1. Pesquisa bibliográfica;
  2. Análise de requisitos;
  3. Alteração da plataforma do WMTP por forma a suportar encaminhamento oportunístico;
  4. Concepção de uma biblioteca de módulos de novas funcionalidades especificas das redes oportunísticas;
  5. Concepção de uma aplicação para demonstração/teste do sistema desenvolvido.

Orientação: Rui M. Rocha