MbedSense- Suporte de Sistema para a Integração do Mbed em Redes de Sensores

Enquadramento: A evolução tecnológica que se tem verificado nos últimos anos, no que diz respeito a dispositivos electrónicos de reduzidas dimensões com capacidade de processamento e comunicação, cria o potencial para o desenvolvimento de novas aplicações em diversos domínios, com requisitos cada vez mais ambiciosos. Áreas tais como domótica, sistemas de vigilância, redes de sensores aplicadas à monitorização da vida animal, da natureza, do ambiente, ou de edifícios, são exemplos desse potencial e dessa ubiquidade.
No caso das redes de sensores, aplicações com requisitos particulares podem beneficiar da existência de uma estrutura heterogénea em que alguns dos nós possuam melhores características no que diz respeito aos recursos disponíveis. No entanto, para uma maior facilidade de integração desses nós na rede de sensores global, é desejável que esses novos nós suportem a execução dos sistemas operativos mais comuns em redes de sensores (e.g. TinyOS e Contiki).

Objectivos: Partindo de eventuais trabalhos preliminares, que possam existir, obter versões completamente operacionais dos sistemas TinyOS e Contiki que possam ser executadas na plataforma "Mbed" e facilitem a sua integração numa rede de sensores heterogénea. Desenvolvimento de aplicação de demonstração e teste.

Descrição: O "Mbed" é uma plataforma baseada num processador ARM Cortex-M3, de grande divulgação, e muito utilizada no desenvolvimento de sistemas embebidos. Embora possua recursos superiores aos normalmente encontrados na maior parte dos nós das redes de sensores, a sua inclusão nessas redes poder-se-á justificar nalguns cenários específicos. Nesse sentido, e embora já existam outros sistemas operativos que são suportados nesta plataforma, pretende-se disponibilizar também os sistemas operativos TinyOS e Contiki de forma a facilitar a sua integração nessas redes.

Orientação: Carlos Almeida