IoTSys- Suporte de Sistema para a Internet-das-Coisas no MoteIST++
Enquadramento: A evolução tecnológica que se tem verificado nos últimos anos, no que diz respeito a dispositivos electrónicos de reduzidas dimensões com capacidade de processamento e comunicação, cria o potencial para o desenvolvimento de novas aplicações em diversos domínios. Áreas tais como domótica, sistemas de vigilância, redes de sensores aplicadas à monitorização da vida animal, da natureza, do ambiente, ou de edifícios, são exemplos desse potencial e dessa ubiquidade.
Para além das redes de sensores mais tradicionais, em que o objectivo principal consiste na recolha de dados, e seguem, normalmente, um modelo de comunicação centrado nesses dados, assiste-se actualmente a uma tentativa de generalização dos conceitos existentes na Internet a este tipo de ambientes, interligando diversos "objectos inteligentes" ("smart objects"), e formando o que se designa por "Internet-das-Coisas" ("Internet-of-Things").
As diferentes características destas aplicações tornam desejável que seja possível usufruir de diferentes tipos de sistemas operativos e protocolos de comunicação, de forma a poder utilizar os mais adequados para um determinado cenário concreto.
Objectivos: Complementar o leque de soluções existentes no MoteIST++, em termos de sistema operativo e protocolos de comunicação, melhorando e extendendo o porte do sistema Contiki para esta plataforma. Desenvolvimento de aplicação de demonstração e teste.
Descrição: O "MoteIST++" é uma plataforma desenvolvida no grupo GEMS do IST, vocacionada sobretudo para funcionar como um nó numa rede de sensores, e que utiliza um microcontrolador da família MSP430 da Texas Instruments.
Actualmente já existe um conjunto de sistemas operativos (e.g. TinyOS e FreeRTOS) e protocolos de comunicação que são suportados nesta plataforma. No entanto pretende-se alargar esse conjunto melhorando e extendendo o suporte ao sistema operativo Contiki. Esta extensão deverá contemplar também o simulador existente nesse ambiente (Cooja) e, eventualmente, aspectos relacionados com o carregamento dinâmico de código.
Orientação: Carlos Almeida e Rui Rocha