HealthID - Sistema de Controlo de Stocks de Equipamento Hospitalar com RFID
Enquadramento: O sector da saúde, quer público quer privado, é caso de estudo prioritário pela sua relevância e pela sua dimensão económica representado um dos sectores em Portugal onde o investimento não tem registado quebras. Os sistemas de tracking de material hospitalar (medicamentos, equipamentos médicos, materiais de consumo clínico) podem revelar-se factores críticos de viabilidade da gestão hospitalar. Os custos de falta de inventariação ou desaparecimento do material representam uma significativa percentagem de desperdício pelo que é do maior interesse analisar as potencialidades dos novos sistemas electrónicos de identificação de material com recurso ao RFID, os quais podem vir a ter implementação pioneira em Portugal nos próximos anos devido à crescente procura por poupanças operacionais.
Objectivos: 1.Estudar o impacto da implementação de sistemas RFID no equipamento hospitalar, identificando custos e poupanças operacionais. 2. Construção de Software de Gestão de Inventariação com recurso à Tecnologia RFID para armazenamento de material hospitalar.
Descrição:O sistema a desenvolver deverá ser aplicado na inventariação de material hospitalar (medicamentos, material clinico, entre outros), dando conta de entradas e saídas, controlo em real-time do stock e comunicação com os actuais sistemas usados pelos hospitais. O trabalho a desenvolver envolve especificamente:
- Análise do modelo actual de controlo de material hospitalar, operadores e tecnologias;
- Aplicações ao controlo de equipamento hospitalar;
- Entrevistas com responsáveis e comparação de impactos;
- Diagnóstico e proposta de implementação de um sistema RFID no controlo de equipamento hospitalar;
- Desenvolvimento da solução;
- Testes em ambiente hospitalar.
Orientação: Rui M. Rocha, Vasco Moreira (PRANE Interactive)