GraphOS- Interface Gráfica para o Desenvolvimento de Aplicações para Sistemas Embebidos

Enquadramento: A proliferação de pequenos sistemas embebidos tais como telefones celulares, PDAs, câmaras fotográficas e de filmar, redes de sensores para monitorização e controlo, sistemas de vigilância, etc, cria uma infra-estrutura com o potencial para o aparecimento de um conjunto diversificado de aplicações. O desenvolvimento de algumas dessas aplicações pode beneficiar consideravelmente da existência de um ambiente simples de programação, nomeadamente através da utilização de uma interface gráfica que permita configurar e interligar diversos componentes directamente relacionados com o sistema de suporte (sistema operativo / "middleware").

Objectivos: Obtenção de uma interface gráfica associada ao sistema de suporte (sistema operativo / "middleware") que permita o desenvolvimento de aplicações para sistemas embebidos de uma forma simples e "amigável". Desenvolvimento de uma aplicação de demonstração.

Descrição: A ferramenta de desenvolvimento a obter (com interface gráfica) deverá permitir a criação, configuração, e interligação de vários componentes correspondentes a operações elementares da aplicação (e.g. acções elementares de processamento, acesso a dispositivos). Em ambientes em que o suporte básico o permita, deve ser contemplada a hipótese de suportar concorrência entre tarefas, mecanismos de comunicação e sincronização, e requisitos temporais.
Idealmente, esta ferramenta, actuando ao nível da geração do código dos nós, poderá ser integrada com uma outra que se encontra presentemente em desenvolvimento (SADUM) e que permite a reconfiguração dinâmica de redes de sensores (ao nível da rede).

Orientação: Carlos Almeida e Rui Rocha