FlexEmul - Emulação Flexível de Plataformas para Sistemas Embebidos

Enquadramento: A criação de novas plataformas de controlo para sistemas embebidos está habitualmente restrita aos ambientes de desenvolvimento fornecidos pelos fabricantes de processadores, os quais se concentram na arquitectura dos seus microcontroladores e limitam a capacidade de testar a interligação com os restantes periféricos. Desta forma, o teste de sistemas embebidos, como um todo, raramente sai do âmbito da simulação.

Por outro lado, num projecto anterior (PEPEOnBoard), foram dados os primeiros passos para que os cenários de simulação possam ser testados em hardware real. Esse projecto estava, no entanto, restrito ao ambiente SIMAC, criado para o Processador Especial para Ensino (PEPE). Quer isto dizer que se destinava a emular a arquitectura do PEPE e seus periféricos, não sendo extensível nem reconfigurável.

Objectivos: Desenvolver uma plataforma de hardware/software que permita

. Partindo do sistema desenvolvido no projecto PEPEOnBoard, devem ser propostas alterações ao ambiente de software por forma a permitir que se possam descarregar diferentes configurações de hardware, criadas na altura e/ou alteradas conforme os requisitos do sistema. A emulação sobre processadores reais ou a sua concretização através de lógica programável configuram-se como duas das hipóteses mais plausíveis para a sua implementação. O ambiente de desenvolvimento deve ter conhecimento do hardware disponível e optimizar a simulação por forma a poupar os respectivos recursos.

Descrição: Esta solução implicará:

  1. Pesquisa bibliográfica;
  2. Análise de requisitos;
  3. Análise da plataforma existente e proposta de modificações;
  4. Desenvolvimento do Hardware e alterações ao ambiente de desenvolvimento em Software;
  5. Teste num ambiente controlado.

Orientação: Rui M. Rocha