EVENT-CTRL- Controlo de Eventos para Preservar Características Tempo-Real em Sistemas Embebidos

Enquadramento: A proliferação de pequenos sistemas embebidos, tais como redes de sensores para monitorização e controlo, sistemas de vigilância, etc, cria uma infra-estrutura com o potencial para o desenvolvimento de aplicações com requisitos cada vez mais exigentes, nomeadamente no que concerne a características de tempo-real e de confiabilidade. No entanto, devido à escassez dos recursos normalmente disponíveis neste tipo de ambientes, os sistemas operativos que lhe dão suporte (quando existem) podem apresentar limitações consideráveis no que respeita a assegurar essas características tempo-real, sobretudo em situações em que ocorra uma eventual sobrecarga de eventos.

Objectivos: Pretende-se incorporar em sistemas operativos para pequenos sistemas embebidos (e.g. TinyOS, uCOS) mecanismos que pemitam um melhor controlo dos eventos, de forma a preservar garantias temporais mesmo em cenários de sobrecarga.

Descrição: A incorporação destes mecanismos implica um estudo cuidado do modo como o sistema operativo concreto (e.g. TinyOS) efectua o escalonamento das tarefas e faz o tratamento dos eventos (incluindo interrupções), de modo a caracterizar o seu comportamento do ponto-de-vista das garantias temporais. Este estudo será depois seguido da proposta e concretização de novos mecanismos que permitam melhorar as referidas garantias temporais.

Na obtenção destes novos mecanismos, deverão ser abordados vários aspectos, tais como:

  • - novos algoritmos de escalonamento;
  • - existência ou não de preempção (com possível controlo dessa preempção);
  • - gestão de prioridades;
  • - controlo das interrupções e do tratamento dos eventos;
  • - introdução de mecanismos de filtragem (em casos de sobrecarga);


Orientação: Carlos Almeida