DAPhone- Sistema de aquisição de dados para dispositivos iOS/Android

Enquadramento: Antigamente para efectuar medições e aquisições de dados era necessário o uso de equipamento dedicado. Estes equipamentos realizam a aquisição, o tratamento (processamento) e a apresentação dos dados. A proliferação de telefones celulares inteligentes (Smartphones) com um conjunto de funções que vão para além da aglutinação das triviais funções dos telefones celulares e dos PDA, permite pensar na integração de funcionalidades outrora restritos a equipamentos dedicados. Esta integração de funcionalidades torna mais fácil a distribuição e o armazenamento dos dados adquiridos pelos vários módulos externos. Os módulos deixam de necessitar de possuir elementos como ecrãs e de grandes capacidades de processamento, passando assim a centrar-se exclusivamente na aquisição e transmissão dos dados em bruto. Exemplos:

  • Osciloscópio - módulo que efectue as mesmas medições que um osciloscópio, com um fiabilidade próxima do respectivo equipamento, e faça transmissão dos dados para um dispositivo móvel para posterior tratamento.
  • Identificador de componentes -módulo que permite identificação de grandezas relacionadas com componentes electrónicos. Por exemplo, a capacidade dos condensadores, indutância das bobines, a resistividade das resistências. Os valores medidos serão transmitidos para um dispositivo móvel que terá de avaliar e identificar os dispositivos medidos. O telemóvel poderá ter funções adicionais que irão permitir organizar e pesquisar informações sobre os dispositivos.
  • Glicosímetro - módulo para medir a glicose na corrente sanguínea. Deverá estar integrado com o dispositivo móvel que deverá identificar a necessidades do utilizador consoante os dados medidos e o histórico. Adicionalmente poderá transmitir esta informação um médico, assim como sugerir a frequência e o tipo de tratamento necessário.
  • Analisador químico - módulo que permita analisar diversas grandezas químicas, como PH, redox, monóxido de carbono. Estas grandezas deverão ser organizadas e categorizadas no dispositivo móvel.

Objectivos: Desenvolver uma interface entre o dispositivo móvel e o modulo responsável pela aquisição de grandezas físicas. O modulo deverá adquirir as grandezas utilizando um conjunto de sensores ou sondas de medição. Os dados têm de ser transmitidos para o telemóvel, por meio de interfaces físicas (usb, entrada de áudio) ou de interfaces wireless (NFC, bluetooth, infravermelhos, wi-fi). O smartphone deverá tratar os dados de forma a transformá-los em formatos representativos das grandezas medidas. Este também deverá permitir a visualização dos dados e a distribuição destes na rede.

Esta solução implicará:

  1. Pesquisa bibliográfica;
  2. Análise de requisitos;
  3. Estudo das facilidades do Módulo;
  4. Desenvolvimento do Módulo e de uma aplicação para iOS e/ou Android;
  5. Demonstração em ambiente adequado.

Orientação: Rui M. Rocha