BodySense- Rede de sensores biométricos

Enquadramento: Os avanços tecnológicos na área dos sistemas embebidos e a necessidade de os interligar com recurso a tecnologias de comunicação sem fios deu origem ao desenvolvimento de um novo conceito de sistemas embebidos em rede – as redes de sensores e actuadores. Cada dispositivo de rede, constituído por diversos tipos de sensores/actuadores, microcontroladores e interface de rede sem fios, é caracterizado pelo seu tamanho diminuto e baixo consumo de energia. O aglomerado de vários destes dispositivos é capaz de, cooperativamente, resolver problemas complexos. Uma das aplicações emergentes desta tecnologia é a monitorização distribuída, em rede, de sinais vitais, baseada em nós sensoriais de dimensões reduzidas, do tipo Mica2DOT ou ainda menores, integrada em fatos especiais do tipo do I-Garment.

Objectivos: Pretende-se desenvolver uma rede de sensores que seja facilmente usada por um ser humano. Esta rede tem de ser leve e simples de usar sem dificultar o movimento do seu utilizador.

Descrição: A rede de sensores a ser desenvolvida será baseada nos sensores da crossbow mais pequenos que tem o tamanho de uma moeda. Estes sensores comunicam através de ondas de radio. Faz parte do trabalho o esenvolvimento de uma gateway entre estes dispositivos e a tecnologia bluetooth, de modo a facilmente transmitir os dados para um telemóvel. Existe ainda a necessidade de criar um interface entre os nós sensoriais disponíveis e vários tipos de sensores para medir várias grandezas tais como temperatura, ritmo cardiaco, pressão arterial etc.

Orientação: Rui F. Neves, Rui M. Rocha