ARMoteIST - Desenvolvimento de uma sensortag baseada num core ARM (Ti SoC)

Enquadramento: Os avanços tecnológicos na área dos sistemas embebidos e o aparecimento de um novo paradigma de rede conhecido como a Internet das Coisas (Internet of things - IoT) têm levado os fabricantes de CI a apresentar novos sistemas integrados (Systems on Chip - SoC) capazes de proporcionarem formas muito fáceis e baratas de construir um nó (designado na gíria das redes de sensores por mote) de uma rede IoT, integrando o interface de comunicação (rádio) e um conjunto mínimo de sensores, capazes de satisfazer as necessidades das aplicações mais comuns. O grupo de sistemas embebidos em rede - GEMS - tem acumulado experiência, quer no desenvolvimento de aplicações em rede envolvendo diversos tipos de sensores, quer no desenvolvimento de plataformas hardware específicas designadamente num mote de características modulares designado por (MoteIST). Esta plataforma está mais vocacionada para ambientes de desenvolvimento em laboratório, uma vez que a sua modularidade permite, através da troca de módulos, "compor" diferentes soluções hardware. Todavia, em situações de produção em que é necessário dispor de uma plataforma pequena e compacta, a modularidade do MoteIST levanta alguns problemas.

Objectivos: Pretende-se assim construir uma nova plataforma compacta - uma verdadeira sensortag - optimizando o seu desempenho e características físicas para aplicações no terreno. Este desenvolvimento assenta na experiência de desenvolvimento de um protótipo baseado Ti SoC CC2538, integrando já alguns sensores numa plataforma de dimensões reduzidas. Contudo, pretende-se desenvolver uma sensortag baseada no Ti SoC CC2650 que possuindo igualmente um processador ARM Cortex M3 permite dispor de um rádio programável, capaz de ser programado para diferentes normas: BLE, Zigbee, 6LowPAN. Este desenvolvimento pressupõe a adaptação de todas as normas de desenvolvimento do grupo, nomeadamente na adopção das ferramentas ja em uso para outras plataformas do grupo.

Descrição: Partindo da framework do mARMote desenvolvido com base no CC2538 definir uma nova plataforma, preferencialmente mais compacta, e baseada no CC2650. Desenvolver um ambiente de teste e desenvolvimento para estas duas plataformas com base nas ferramentas já em uso no GEMS.
Esta solução implicará:

  1. Pesquisa de informação sobre os SoCs em causa;
  2. Estudo das facilidades dos processadores;
  3. Análise de requisitos da plataforma;
  4. Construção e depuração da placa baseada no CC2650;
  5. Desenvolvimento de ambiente de teste para o ARMoteIST;
  6. Adaptação de SO para a arquitectura do ARMoteIST;
  7. Demonstração do funcionamento da sensortag ARMoteIST em ambiente adequado.

Orientação: Rui M. Rocha